sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sintomas do ciúme doentio

Todo e qualquer ser humano sente ciúme, podendo ser normal ou não, mas para algumas pessoas o ciúme pode tornar-se compulsivo e caberá ao outro admiti-lo ou não no relacionamento. Existem espécies de ciúmes sendo eles, mais contidos, às vezes agressivos, daqueles em que o ciumento passa a brigar na rua por alguém olhar para a pessoa que está ao seu lado, por exemplo.

O nome científico do ciúme doentio é transtorno de personalidade paranóide, em que a pessoa desconfia de tudo e de todos que se aproxima de quem está ao seu lado, pode ser apenas um amigo, mas para o ciumento é alguém que possa tirar seu amor. Hoje com a medicina avançada existe tratamento para quase tudo e para o ciúme também.
Para algumas pessoas o ciúme é um tempero para a relação, mas não caia nessa é uma doença que às vezes deixa a pessoa tão cega que é capaz até de matar.
Quanto mais exagerado o ciúme, pior fica a relação o que sente menos ciúme ou nem sente fica tão pressionado, que por mais que ame a pessoa, acaba por desistir do amor por não aguentar as maluquices do parceiro.
Junto com o ciúme vêm vários outros problemas como: solidão, depressão, pânico, falta de motivação, angústia, sentimento de culpa que fazem com que o ciumento fique cada vez pior, desconfiando até da sombra.
O namoro ou até o casamento pode estar ameaçado, devido à pessoa estar cega e não acreditar em nada do que o parceiro fale, caso este demore para chegar em casa, isto passa a ser um motivo para as brigas que pode chegar à agressão física por achar que o outro possa estar traindo.
Quando o ciúme não é mais aquela prova de amor, o parceiro tenta controlar o outro, quer saber aonde vai,com quem vai ,quer saber o que o outro está pensando, só sente-se bem quando consegue controlar a vida do parceiro.
Para muitos o ciúme é uma forma de zelar pela pessoa que está ao nosso lado, um sentimento que deve ser cuidado, protegido de tudo e de todos.
O que faz com que o ciumento ou a ciumenta se sinta bem é o sentimento que o parceiro está sobre controle, vivendo a vida em eterno sofrimento, esse descontrole pode fazer com que o ciumento passe por cenas constrangedoras em público, desmoralizando-o até na vida profissional.
O ciúme vira uma doença quando você passa a cheirar a roupa do parceiro, olhar o telefone celular para ver quem ligou, verificar as contas de cartão de crédito.
Isso torna a sua vida e a do parceiro um inferno, quando chegar a esse ponto está na hora de procurar ajuda médica e de um psicólogo para que possa se tratar.

Nenhum comentário: