segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Quinari ou Senador Guiomard?

     Esta é uma questão complexa onde a população do Quinari ou Senador Guiomard, como queira, vai ter a oportunidade de manifestar a sua opinião se prefere o nome do Município de Senador Guiomard ou Município do Quinari. O advogado Gilson Pescador e o prefeito James Gomes vão dar todo suporte jurídico para que a população participe de uma audiência pública para manifestar sua opinião sobre essa possível mudança ou não.
Dependendo da posição adotada pela população do município o Dr. Gilson Pescador vai trabalhar juridicamente obedecendo aos trâmites legais para no futuro levar esse procedimento a um plebiscito.
     A mudança de nome aconteceu quando a Vila Quinari foi transformada em Município no ano de 1976, pelo então Governador Geraldo Mesquita que homenageou o Senador Guiomard dos Santos, autor da Lei que elevou o Acre a Estado. A homenagem em plena ditadura militar nunca agradou os verdadeiros e queridos moradores do Quinari que preferem o nome "Quinari". A situação é delicada e merece uma reflexão profunda, porque a população nunca foi consultada sobre a mudança, até porque na época o povo não apitava nada, só recebia as ordens de cima pra baixo, sem ter o direito de reclamar.
     A liberdade de manifestação só começou a acontecer depois da Promulgação Constituição de 1988. É um processo difícil, porém conclamo todos os guiomarenses ou quinarienses independentemente de cores partidárias ou religiosas, para que juntos lutemos para que o nome do Município seja QUINARI.


Fonte: Quinari Notícias 

Um comentário:

Luiza Válio disse...

Eu acho que o nome deveria ser mudado, mas para uma denominação diferente. Quinari já é bastante comercializado. O nome do Senador também seria uma bobagem. Mas se você quer, que seja QUINARI!
Espero um dia ter o prazer de visitá-la.